Modelo é equipado com motor 1.6 Turbo GDi, com injeção direta de combustível e 187 cv e  câmbio wet dual clutch de sete velocidades com alavanca tipo joystick

Mais uma boa novidade da empresa que mais tem crescido no mercado de automóveis, a CAOA Chery. Produzido na fábrica de Anápolis, em Goiás, a marca apresenta o  SUV de luxo Tiggo 8 que estará disponível nas concessionárias de todo o País a partir da segunda quinzena de agosto com preço de tabela de R$ 168.600,00 e preço especial de lançamento de R$ 156.900,00.

O Tiggo 8 traz o mais alto nível de refinamento e excelência dos SUVs grandes, oferecendo tecnologias inovadoras e de conveniência e conforto de última geração para todos os seus compradores. Será oferecido em versão única, TXS, que inclui a oferta de todos os recursos mais demandados pelos clientes desta categoria.

Alguns dos destaques do modelo são a capacidade para sete passageiros, motor turbo com injeção direta e câmbio de sete velocidades com modos de condução ECO e SPORT, alavanca tipo joystick, teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador de celular por indução (wireless), ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, acabamento interno premium com luz de ambientação, faróis em full LED, lanternas traseiras em LED, acionamento remoto do ar-condicionado, compartimento central com refrigeração, câmera 360 graus e muito mais.

O pacote tecnológico e de segurança reúne mais de uma dezena de sistemas de auxílio à condução e segurança, como airbags frontais, laterais e de cortina, HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD.

O design do CAOA Chery Tiggo 8 foi desenvolvido pela equipe comandada pelo britânico Kevin Rice no estúdio da Chery construído nas cercanias de Frankfurt, na Alemanha. Rice foi responsável pelo desenho de modelos como BMW e Mazda. Em seu currículo estão ainda passagens por Opel e Saab, além dos estúdios de design Giugiaro Italdesign e Pininfarina, dois dos mais reconhecidos do mundo.

O Tiggo 8 é um dos trabalhos mais impressionantes do designer. O SUV consegue combinar, com rara e enorme felicidade, elementos de dinamismo, robustez, elegância e esportividade que conversam entre si harmoniosamente, conferindo ao modelo formas, proporções e estilo arrebatadores ao primeiro olhar. O design do Tiggo 8 é extremamente contemporâneo, característica comum a toda gama CAOA Chery.

Externamente alguns dos destaques são o conjunto óptico dianteiro totalmente em LED, o que inclui os faróis full LED e o sistema DRL (Daytime Running Light). Na traseira as lanternas também são em LED e há ainda luz de neblina integrada ao para-choque. Os retrovisores externos igualmente contam com indicadores de luzes direcionais em LED.

As rodas, de desenho exclusivo, são de 18 polegadas e as caixas de roda têm acabamento em preto fosco, o que ajuda a realçar a robustez e a imponência do conjunto. Reforçam ainda esta característica o rack de teto e o spoiler traseiro.

A área interna do CAOA Chery Tiggo 8 é um espetáculo à parte. Os materiais aplicados são de altíssima qualidade e refinamento, começando pelos bancos, exclusivamente em acabamento premium. O do motorista conta com regulagens elétricas para distância, profundidade e encosto. O volante é igualmente revestido em material premium e multifuncional – com comandos do piloto automático, telefonia, voz e sistema de áudio –, além de possuir regulagens tanto de altura quanto de profundidade.

Em termos de dimensões o CAOA Chery Tiggo 8 oferece a melhor combinação da categoria: são 4.700 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.705 mm de altura e 2.710 mm de entre eixos.

Com capacidade para sete passageiros, a configuração dos bancos é modular, o que traz uma série de possibilidades de uso: a terceira fileira de bancos, que fica embutida no piso quando rebatida, pode ser repartida em 50/50 e a segunda fileira em 60/40.

Outro item que se destaca no CAOA Chery Tiggo 8 é a ampla luminosidade interna, assegurada por um vasto e impressionante teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétricos. A área do teto solar pode ser aberta totalmente ou de forma inclinada, e o conjunto conta ainda com persiana de teto, que pode ser operada de forma independente e igualmente por comando elétrico.

Ao sair do veículo o teto solar se fecha automaticamente juntamente com os vidros elétricos – todos, assim como o teto solar elétrico, contam com sistema antiesmagamento.

A sofisticação e a tecnologia avançada estão por todo o interior do Tiggo 8. Um dos destaques é o painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas. Além dos mostradores e indicadores como velocímetro e tacógrafo (indicados tanto em gráfico de barras quanto numericamente), nível de combustível e temperatura do motor e luzes-espia, possui animação digital de acordo com o modo de condução escolhido, sendo em azul para ECO e em vermelho para SPORT.

O sistema multimídia, compatível com Apple Car Play e espelhamento para Android, tem tela touchscreen de 10,25 polegadas de alta resolução. Nela são exibidas, entre outras, as imagens da câmera 360 graus, que possibilita visão tridimensional completa ao redor do veículo do ponto de vista superior, e da câmera de ré com guias dinâmicas de direção, que trabalha em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro. A tela possui três opções de papel de parede e ainda é possível carregar opções pessoais via USB.

Pelo sistema multimídia ainda é possível controlar e configurar diversas funções do veículo como apps, telefonia via Bluetooth, sistema de áudio, manual do multimídia digital, ajuste do ângulo de abertura do porta mala (permite ajuste de 50% a 100% de abertura), luz de ambientação interna – que pode variar de cores, são sete opções, ou acompanhar o ritmo de uma música que estiver sendo executada – e outros.

No console central há ainda uma terceira tela touchscreen de oito polegadas destinada aos controles do ar-condicionado, do tipo dual zone – para o qual há, inclusive, saída para a segunda fileira de bancos.

O console central abriga também, ao lado da alavanca de câmbio, um sistema de carregamento de celular por indução, sem cabos (wireless). Já o compartimento central, além de funcionar como apoio de braço, possui interior refrigerado.

A partida é do tipo Keyless, sem chave, por botão. As portas travam e destravam automaticamente de acordo com a distância da chave, que pode permanecer, por exemplo, no bolso do motorista.

O sistema Keyless também está conectado ao porta-malas, de abertura elétrica. Esta função é especialmente útil quando as mãos estão ocupadas por compras ou outros volumes. Basta posicionar-se com a chave no bolso próximo à tampa traseira por cerca de três segundos e dar um passo para trás: a tampa do porta-malas se abrirá eletricamente.

O CAOA Cheery Tiggo 8 traz ainda o CCD, comando de climatização à distância. Com apenas um comando pela chave o ar-condicionado pode ser acionado à distância, fazendo com que motorista e passageiros, antes mesmo de entrarem no veículo, já tenham à disposição uma temperatura interna agradável e confortável.

Da ampla lista de itens de conforto e conveniência disponíveis pode-se destacar, ainda, direção elétrica, sistema de áudio com oito alto-falantes, acendimento automático dos faróis, piloto automático (Cruise Control), retrovisores externos dotados de sistema antiembaçante, além de ajuste e rebatimento elétricos, faróis com ajuste elétrico de altura, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entradas USB disponíveis para os ocupantes da primeira e da segunda fileira de bancos, apoio de braço para a primeira e a segunda fileira de bancos, porta-copos disponíveis para as três fileiras de bancos e outros.

O Tiggo 8 marca a estreia no Brasil do moderno motor de terceira geração Acteco 1.6 Turbo GDI com injeção direta, movido a gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas, equipado com intercooler e sincronismo variável de válvulas (VVT). Esse motor recebeu recentemente o título China Heart como um dos dez melhores motores do ano na China (2019). Sua potência máxima é de 187 cv a 5.500 RPM e o torque máximo de 275 Nm (28 kgfm) de 2.000 a 4.000 RPM.

O câmbio wet dual clutch possui sete velocidades, com alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais. Em abril de 2020 essa transmissão foi considerada como uma das dez melhores do mundo, título concedido pelo China Auto Evaluation Institute, que utiliza padrões internacionais de análise deste tipo de equipamento. São avaliados aspectos como eficiência, número de marchas, peso, relação de marchas e níveis de vibração e de ruído.

O novo SUV será vendido em quatro opções de cores: branco (perolizado), preto, prata e cinza (metálicas) e contará com três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.