Apenas 2 horas de Lisboa direção centro sul chegamos na histórica cidade de Évora. Adoro esse destino! O seu centro histórico bem preservado é um dos mais ricos em monumentos de Portugal, o que lhe vale o epíteto de Cidade-Museu. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial pela UNESCO. Évora e sua região circundante tem uma rica história que recua mais de cinco milénios, como demonstrado por monumentos megalíticos próximos como a Anta do Zambujeiro e o Cromeleque dos Almendres. Alguns povoados neolíticos desenvolveram-se na região, o mais próximo localizado no Alto de São Bento. Outro povoado deste tipo é o chamado Castelo de Giraldo, habitado continuamente desde o 3º milênio até ao primeiro milênio antes de Cristo e de esporádica ocupação na época medieval. Escavações arqueológicas, porém, não demonstraram até agora se a área da actual cidade era habitada antes da chegada dos romanos. Ficamos hospedados no maravilhoso Hotel & Spa Convento do Espinheiro Rodeado por 80.000 m² de jardins lindos. Este hotel 5 estrelas ocupa um convento renovado do século XV, localizado a 4 km do centro da cidade de Évora e a empresa receptiva “ Portugal Sense 5” foi que criou nosso roteiro especial com toques de charme em todos os momentos ali vividos.Ficaria hospedado uma semana lá realizando terapias no Spa, caminhar pelos jardins e curtir tudo o que a cidade e a região têm de melhor a oferecer. O meu Restaurante predileto de Portugal está ali localizado e sempre que fico na cidade ou passo perto não deixo de degustar as iguarias únicas do “ O Fialho “. Visitado por portugueses e turistas, embaixador e defensor da gastronomia Alentejana em todo o mundo, foi fundado em 1945 por Manuel Fialho e tornou-se um local de referência mundial quando se fala no “despertar de sentidos” pela cozinha portuguesa, designadamente a Alentejana. Situado no centro histórico de Évora, considerada Património Mundial pela UNESCO em 1986, O Fialho segue comandado pelo primogénito, Amor Fialho, que faz as honras da casa e o seu receituário é supervisionado pela terceira geração da família, Helena e Rui Fialho. Ao longo de sete décadas, a família Fialho tem-se dedicado à arte de bem receber e à boa maneira Alentejana, preza pela boa e genuína gastronomia regional e excelente garrafeira. No restaurante O Fialho trabalha-se com respeito a matéria prima valorizando os autênticos sabores do Alentejo.Amo demais, sensacional! 

Lindíssimo é o templo romano de Évora, erroneamente conhecido como Templo de Diana, que está localizado centro histórico da cidade, o qual foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O templo romano encontra-se classificado como Monumento Nacional pela DGPC. É um dos mais famosos marcos da cidade e um dos símbolos mais significativos da presença romana em território português.

Localizado na freguesia da Sé e São Pedro, no Largo Conde de Vila Flor, encontra-se rodeado pela Sé de Évora, pelo Tribunal da Inquisição, pela Igreja e Convento dos Lóios, pela Biblioteca Pública de Évora e pelo Museu.

www.restaurantefialho.pt
www.conventodoespinheiro.com