Marrocos | Estilo de Vida – Peças de Decoração
Aqui está a perdição do Garimpeiro no Marrocos.
Queria levar tudo.
Talvez uns 15 Containers, kkkk.
Ficamos loucos, alucinados com o acervo incrível encontrado nas Medinas e seus Souks específicos.
Não dá pra voltar sem 1 tapete, 1 luminária, 1 lamparina, 1 cuscuzeira, 1 prato de cerâmica colorido pintado a mão, 6 bowls de cerâmica pintados a mão, 1 bule de prata ou alpaca, 1 mão de Fátima com pedras aplicadas, 1 ou 2 caixas de marchetaria, alguns guardanapos com porta guardanapos em fios de seda,  xales diversos coloridos em seda ou algodão pra jogar pelas poltronas e sofás da sala. Que tal?
E as madrepérolas aplicadas nas peças? E as peças feitas com Ossos, eu mesmo trouxe uma cuscuzeira marroquina gigante toda de prata e osso. Não me perguntem como!?!
E trouxe pouco porque a gente sente um furor, uma depressão de vivermos tão distante e não termos um caminhãozinho para irmos enfiando tudo na caçamba.
Tudo tem que negociar. No mínimo baixam 40% nas mercadorias, e olhe que eu consegui até 70% a menos. Uma pechincha!
Uma loja impressionou-me em Fez: Palais Quaraouiyine. Os tapetes são todos feitos com tramas e desenhos variados, dos mais tradicionais, rústicos de aldeias até bem contemporâneos. Detalhes: todos feitos a mão por meses ou anos.
Os tons que tingem as lãs são impressionantes. São tingimentos naturais com ervas e especiarias atingindo tonalidades maravilhosas.
O ofício é passado de geração para geração. Um orgulho manterem  isso na família. Entregam  sua alma em cada produção.
Marrocos ainda não tinha esse nome no século XIII e a arte de tecer já era famosa e comum  no país.
Os tapetes berberes têm tradição desde o Paleolítico e continuam a serem feitos em muitas áreas rurais.
Antes usar tapetes era algo ligado a rituais e não apenas algo luxuoso. Depois passaram a ser usados em Palácios e também em lugares sagrados e até mesmo em túmulos.
Uma noiva leva sempre tapetes no seu enxoval além de fazer parte de seu dote.
Os tapetes marroquinos não são simples tapetes, eles espalham a cultura e os costumes do país com animais, tribos com pessoas ou mesmo geométricos, reflete a imaginação e a vivência real do artesão.
 
-ASSAISS OUZEKA FEMMES ARGAN – WWW.ARGAN-ASSAISS-ESSAOUIRA.COM
-L’ART DU BRONZE – WWW.LARTDUBRONZE.MA
-PALAIS QUARAOULYINE TAPETES – (212 0 535 63 89 30)