Nascido em 1932, Fernando Botero criou um estilo muito próprio em suas pinturas e esculturas, retratando a tudo e todos de forma rechonchuda, inspirado em bolws de cerâmica da antiguidade local expostos no Museu del Oro em Bogota.
Além dos inúmeros trabalhos autorais, ele tem versões divertidas como a da Mona Lisa que pode ser vista no Museu da República em Bogotá.
–
Mas como Botero é natural da Medellín, há uma conexão muito natural com a cidade. E no período entre 2000 e 2004, durante a reforma do Museu Antioquia, Botero fez uma doação bem grande, de cerca de 120 peças, que passaram a ser exibidas de forma definitiva. O museu fica na Praça Botero bem no centro antigo da cidade.
O museu possui um acervo gigante de artistas colombianos bem como gigantes painéis. Imperdível de tão lindo!
As salas dedicadas a Botero são maravilhosas e mostram fases diversas do artista bem diferentes umas das outras.
O museu Antióquia por si só já é maravilhoso e ficar pelo menos umas 3 horas ali é essencial!!!
É proibido fotografar o Museu e para isso pedi uma autorização especial tanto para publicações aqui no site, como em revistas e na série de tv que estamos editando sobre a Colômbia.
Botero é hoje o artista vivo mais importante do mundo e também o mais rico, sem possibilidade de mensurar o valor de seu acervo pessoal e público.
Fernando Botero Angulo é um artista figurativista colombiano, cujo estilo é chamado por alguns de “Boterismo”, o que lhe dá uma identidade inconfundível. Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade.
Mora entre a Colômbia, Itália e USA.
–
Marcelo Sampaio
Apresentador TV e Gerador de Conteúdo e no Projeto “Garimpando com Marcelo Sampaio”
Todas as 3as as 22:30h na tv a cabo Travel Box Brazil
Todas as 6as as 19h na Rádio Vibe Mundial 95,7 FM