São Sebastião foi escolhida para a realização do XI Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo promovido em agosto pela OMPT – Organización Mundial de Periodismo Turístico. O evento também levou os participantes a conhecer as praias, a infraestrutura hoteleira e os pontos turísticos da cidade do Litoral Norte paulista.


Em 1636 São Sebastião se tornou uma vila e são dos séculos XVII e XVIII as construções mais importantes do Centro Histórico: a Igreja Matriz, construída entre 1603 e 1620; a Capela de São Gonçalo que era frequentada pelos negros e pobres; a Casa da Câmara – que representa a emancipação político-administrativa da cidade – e a Casa Esperança com seu estilo arquitetônico único tombado pelo IPHAN.


Localizada dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar, que ocupa 68% de seu território, São Sebastião é também sede de um importante terminal petrolífero da Petrobras (Tebar) que abastece as refinarias da Baixada Santista. O porto tem calado de 40 metros e é o ponto de partida das balsas que fazem a ligação com Ilhabela.


Distante cerca de 180 quilômetros de São Paulo, no verão ela é uma das mais frequentadas pelos turistas da capital e das cidades do interior do Estado de São Paulo por conta de suas 36 praias, pela excelente infraestrutura hoteleira e pela paisagem variada que os participantes do XI Congresso da OMPT puderam conhecer.

Hotelaria

São Sebastião possui cerca de 200 hotéis, pousadas e pensões. Os jornalistas convidados estiveram no Porto Grande Hotel, situado próximo ao Centro e no Hotel Villa’l Mare na praia de Maresias nos primeiros dias. No terceiro dia da press trip foram para o hotel Beach Maresias, conheceram a praia vizinha de Boiçucanga e se hospedaram no Beach Hotel Cambury.


O passeio de barco Rota Caiçara em Boiçucanga levou o grupo a conhecer o lado cultural daquele povo e a uma aventura que circundou as ilhas dos Gatos, das Couves e permitiu o desembarque nas Ilhas – uma pequena formação rochosa que une duas ilhotas distante apenas a 1,5 km da praia da Barra do Sahy. Antes de seguir para o charmoso hotel Aldeia do Sahy no mesmo dia, deu para ir à praia de Toque Toque Pequeno. E para fechar o tour, os participantes do Congresso estiveram em contato com os índios Guarani na Reserva Indígena Ribeirão Silveira, no bairro de Boracéia, que abriga hoje mais de 900 membros dessa etnia.


XI Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo

O Teatro Municipal de São Sebastião recebeu os 28 jornalistas vindos da Argentina, Colômbia, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e do Brasil para uma série de palestras. A abertura do evento coube ao prefeito Felipe Augusto, que deu as boas-vindas aos congressistas e ao Secretário de Estado do Turismo de São Paulo Vinicius Lemmertz que falou sobre cadeias de turismo integradas, apontou as reformas econômicas e de infraestrutura necessárias para o incremento do turismo nacional e mostrou o potencial que esse segmento tem por envolver direta ou indiretamente 53 setores da economia.


O diretor da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul Bruno Wendling apresentou seu destino turístico seguido pela palestra “Marketing cultural” proferida por Maye Padilha, do México. Também representando aquele país esteve Israel Urbina Acuña, diretor-geral do I love México. A programação seguiu com Daisy Sanches da Colômbia com o tema “Bogotá: marca turística” e com Hernán Cousté que falou sobre “Contribuições para o turismo sustentável”, representando a Emprotur da Argentina. Desse mesmo país veio a palestra “Marketing e o turismo de raízes” com Herman Mazza Martins precedido pelo Secretário Municipal de Turismo de Brotas (SP) Fábio Pontes Ferreira que mostrou “Como Brotas dobra seu orçamento turístico através da comunicação”.


Ao final do congresso vieram as apresentações de Kevin Casanova e Steven Mendez, da Colômbia, que mostraram como “Comunicar a sua história pode impactar sua marca”. Na sequência foi a vez de Silvia Rivas trazer um retrato geral da Província de Missiones, na Argentina. E fechando o ciclo de palestras, vieram os jornalistas organizadores do evento Ziomar Rodrigues do Santos e Eliane de Souza, do programa ViajePorAí, representando o Brasil acompanhados por Miguel Ledhesma fundador da OMPT.


Surgida em 2011, a Organización Mundial de Periodismo Turístico tem o objetivo de reunir jornalistas para a troca de informações e organização de eventos. Atualmente conta com representantes em toda a América Latina além de estar presente na Austrália, Croácia, Estados Unidos, França, Índia e Japão. No próximo ano a entidade promoverá o seu XII Congresso em Bariloche.

www.periodismoturistico.org
www.viajeporai.com
http://www.turismosaosebastiao.com.br/home
https://portograndehotel.com/
https://villamare.com.br/
https://www.beachhotel.com.br/
www.aldeiadesahy.com.br

ADOLFO STULMAN
Linha Editorial
Conteúdo sobre Turismo, Hotelaria e Transportes

Texto: Adolfo Stulman
Fotos: Prefeitura de São Sebastião/Adolfo Stulman