Bogotá, capital da Colômbia, está bem na encosta das Cordilheiras e fica como um grande vale em altitude bem elevada.

O inverno deixa a cidade bem gelado e o verão o valor aumenta barbaramente.

A Candelária é sem dúvidas o coração da cidade, o bairro reúne as principais atrações turísticas e preserva a tradição colombiana.

Repleta de casas coloniais e monumentos históricos, ali parece que a cidade parou no tempo e manteve o charme que é tão apreciado na arquitetura tradicional latino-americana, com traços da colonização espanhola.

Os principais prédios públicos também ficam aqui; na Praça Bolívar está o Congresso Nacional, o Palácio da Justiça e a Catedral Primada, a primeira da cidade, datada de 1539.

No centro da praça, que é palco para as principais manifestações políticas da cidade, há uma estátua em bronze de Simón Bolívar, líder de movimentos da independência em cincos países: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

Também na Candelária, é possível visitar a “Quinta de Bolívar”, uma casa histórica que pertenceu ao libertador por 10 anos, desde 1821. Uma visita cheia de história que vale a pena, principalmente aos curiosos pela história de colonização, guerras e conquistas na América Latina.

Outro ponto que deve ser visitado é o “Chorro de Quevedo”, que os historiadores dizem ter sido construída em 1538 e seria a primeira praça da cidade.

A visita imperdível a se fazer em Bogotá é o Cerro Monserrate, comparável ao nosso bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O local fica a 3.150 metros acima do mar, e é possível subir de bondinho, de funicular ou, se o preparo físico estiver em dia, pode-se chegar ao topo a pé. A vista impressionante e temos um olhar 360 graus maravilhoso do todo que envolve essa grande metrópole, inclusive as Cordilheiras. 

Os moradores locais adoram ver o amanhecer do Monserrate, por isso, é comum o movimento mais intenso na trilha que leva ao pico ser nas primeiras horas da manhã. Embora, a subida pelo teleférico ou o funicular seja também uma boa opção.

Bogotá foi fundada como a capital do Novo Reino de Granada em 6 de agosto de 1538 pelo conquistador espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada após uma difícil expedição nos Andes para conquistar os muísca, os habitantes nativos da região que chamavam o local onde Bogotá foi fundada de Bacatá

Após a Batalha de Boyacá em 7 de agosto de 1819, a cidade tornou-se a capital da nação independente da Grã-Colômbia. Desde a independência do Vice-Reino da Nova Granada do Império Espanhol e durante a formação da Colômbia atual, Bogotá permaneceu a capital deste território. 

A cidade está localizada no centro do país, num planalto conhecido como a Savana de Bogotá, parte do Planalto Cundiboyacense, localizado na Cordilheira Oriental dos Andes. É a terceira capital mais alta da América do Sul (depois de Quito e Sucre), com uma média de 2 640 metros acima do nível do mar. Está subdividida em 20 localidades em uma área de 1 587 quilômetros quadrados e um clima relativamente frio constante ao longo do ano.

Bogotá é sede das sedes do Poder Executivo (Escritório do Presidente), do Poder Legislativo (Congresso da Colômbia) e do Poder Judiciário (Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal Constitucional, Conselho de Estado e Conselho Superior de Judicatura) do governo colombiano. Bogotá destaca-se pela sua força econômica e maturidade financeira, por sua atratividade para empresas globais e pela qualidade do capital humano. 

É o coração financeiro e comercial do país, com a maior atividade comercial de qualquer cidade colombiana.

A capital hospeda o principal mercado financeiro da Colômbia e da região natural dos Andes e é o principal destino de novos projetos de investimento direto estrangeiro. Tem o PIB nominal mais alto do país, contribuindo mais para o total nacional (24,7%) e é a sétima maior cidade por tamanho do PIB na América Latina (cerca 159,850 milhões de dólares).

O aeroporto da cidade, o Aeroporto Internacional El Dorado, homenageado com o mítico El Dorado, lida com o maior volume de carga na América Latina e é o terceiro em número de passageiros.

Bogotá é o lar do maior número de universidades e centros de pesquisa do país e é um importante centro cultural, com muitos teatrosbibliotecas e museus, dos quais o Museu do Ouro é o mais importante. 

A cidade ocupa o 52º lugar no Global Cities Index 2014  e é considerada uma cidade global “Alfa -” pela Globalization and World Cities Research Network da Universidade de Loughborough.

Sua população tem traços mais indígenas e a arquitetura muito do colonial espanhol, riquíssima em detalhes.

O bairro Zona Rosa é onde concentram-se os melhores bares, restaurantes e lojas e consequentemente o melhor ponto para hospedar-se. Fica a dica! 

Marcelo Sampaio
Apresentador TV e Gerador de Conteúdo e no Projeto “Garimpando com Marcelo Sampaio”
Todas as 3as as 22:30h na tv a cabo Travel Box Brazil 
Todas as 6as as 19h na Rádio Vibe Mundial 95,7 FM