Nossos Rios

Uma das maiores riquezas brasileiras são os imensos rios e seus afluentes que atravessam nosso Brasil de norte a sul, de leste a oeste.
São imensos conglomerados de águas, faunas e floras existentes nos mesmos, pessoas e mais pessoas que dependem desses gigantes essenciais da natureza.

Alguns deles são estrelas brasileiras e mundialmente reconhecidos foram os responsáveis pelo desenvolvimento de uma nação inteira. Participaram de toda evolução histórica de nosso país. São soberanos e fortes o bastante para distribuir fartura mas também para tirar com força aquilo que lhes foi tocado um dia.
Alguns deles inclusive são objetos de desejo turísticos de viajantes brasileiros e estrangeiros pois são referências culturais e históricas de uma determinada região de nossa fértil terra.

Em primeiríssimo lugar de todos está o majestoso rio Amazonas que é líder entre os maiores rios do Brasil, atravessando também a Colômbia e o Peru. Possui mais de 1000 afluentes. Manaus e Belém do Pará cresceram às margens de seus afluentes.
Depois temos o rio Paraná, que além do Brasil, atravessa o Paraguai, Uruguai e Argentina. Nasce na confluência de 2 importantes rios brasileiros, rio Grande e Paranaíba, entre São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Rebanhos e mais rebanhos de gado em fazendas gigantescas são abastecidas pelo rio Paraná e fizeram dessa região referência das grandes criações de nosso país.
Por fim em terceiro lugar encontramos o rio São Francisco, amado e querido por seus ribeirinhos, além de ser considerado um dos mais importantes cursos d’água do país. De acordo com estudos, a nascente real e geográfica está em Medeiros, Minas Gerais.

O São Francisco atravessa a Bahia, realizando sua divisa ao norte com Pernambuco, e constitui a divisa natural de Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico. O nome indígena designando o São Francisco é Opará, e de maneira carinhosa é denominado também de Velho Chico.
Vale a pena que todos conheçam as histórias e lendas que existem por trás dessas tão vivas e intensas jóias brasileiríssimas.