Apenas 110 quilômetros separam Maceió de um antigo Vilarejo de Pescadores chamado Porto de Pedras, hoje um município, com DNA próprio, charme e belezas infinitas. Ao chegarmos em Porto de Pedras parece que mergulhamos dentro da alma das pessoas locais. Ao atravessarmos as poucas ruas adornadas por casinhas coloridas, igrejinhas e pequeninos restaurantes entramos num clima único de magia e poesia.
A população, linda e sorridente, no entardecer senta-se em frente às suas casas e fica vivendo o vai e vem de conhecidos e desconhecidos que por ali transitam.
O local possui peculiaridades únicas: a balsa que atravessa para Maragogi, a colorida vila de Tatuamunha, a Associação Peixe-Boi onde partem os passeios mais concorridos região e a charmosa Igrejinha de Nossa Senhora da Piedade.
O lindíssimo Farol de Porto de Pedras é visto de vários pontos e fica às margens do lindo rio Manguaba, que separa os municípios de Porto de Pedras e Japaratinga.
A Praia do Patacho é, por muitos, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Caminhar pela manhã ou pela tarde é sempre um prazer inenarrável. Queria realizar isso todos os dias de minha vida. A Praia de Lages tem o formato de meia lua e também tem sua incansável beleza, bem ao lado da Praia do Patacho.
Falando em Hotelaria o grande destaque atual está pro Hotel Boutique Pedras do Patacho onde todos os elogios não são suficientes para qualificarmos o quão impressionante é o espaço e seus serviços. O Advogado e Hoteleiro Luciano Caribé em parceria com o amigo Arquiteto Thiago Monteiro do escritório Haut conseguiram criar, construir e administrar um oásis de deleites e bom gosto de frente a um mar escandaloso de lindo. Que arquitetura, que sofisticação simples! Entrega de excelência em tudo inclusive na gastronomia arrojada e no envolvimento com a população local. Palmas e Palmas e louros a todo Staff envolvido no Pedras do Patacho. Merece todos os prêmios populares e técnicos que vem recebendo.
Outra hospedagem que me encanta e encanta a todos é a Aldeia Beijupirá, fundada há mais de vinte anos por Adriana e Joaquim, que arrasa em charme, elegância na decor com arte e um atendimento fora do comum.
O Staff arrasa desde o uniforme branquíssimo ao imenso sorriso estampado em todos os rostos.
Um amplo jardim frente ao mar é um deleite a todos que ali se hospedam e não tem quem não queira voltar sempre.
Gastronomia de primeira que a grande Chef Adriana já aplica por décadas em seus diversos restaurantes Beijupirás espelhados por Pernambuco e Alagoas.
Jangadas navegam o dia inteiro transportando locais e turistas para as mais sensacionais piscinas naturais do estado. Ficar horas dentro dessa água não tem preço. Dei-me por diversos momentos esse direito e já sinto muitas saudades.
O artesanato da região, simples mas cheio de bossa, começa a aparecer cada vez mais e uma Galeria de Artesãos acaba de inaugurar também idealizada pelo hoteleiro e idealista cultural Luciano Caribé.
Um dos passeios mais incríveis por lá segue pelo Rio Tatuamunha de encontro aos Peixes-Bois. Ficamos bem perto deles mas é expressamente proibido tocar os animais a fim de preservação total da espécie em seu habitat natural. Respeito é fundamental! Além de tudo isso um dourado Pôr do Sol, pintado à mão, está sempre à disposição de todos.
Andei a cavalo pela pequena e pitoresca cidade e conheci cantinhos especiais como a lindíssima Igreja de Nossa Senhora da Piedade.
Participei de festas na comunidade, religiosas e pagãs, e senti-me abraçado pela cultura tão regional e por pessoas tão afetivas.