Vivi uma experiência inexplicável ao subir no Pôr do Sol ao ponto mais alto de uma das torres da Igreja Nossa Senhora Conceição da Praia em Salvador, Bahia, diante da impressionante Baía de Todos os Santos. Que visão, que emoção, que benção meu Deus.

O culturizado, simpático e querido historiador Rafael Dantas pilotou um projeto espetacular cultural, histórico e religioso chamado  “Resgate do Toque dos Sinos” juntamente do competente e desbravador Secretário de Turismo do Estado da Bahia Fausto Franco que vem movimentando os destinos diversos baianos com sua energia sem fim. 

Um dos principais ícones urbanos da Cidade do Salvador, a Igreja da Conceição da Praia, teve seus 16 sinos, no domingo dia 7, reativados nesse Projeto apaixonantes. Até o momento oito igrejas no estado tiveram seus sinos reativados, sete delas em Salvador. Outras igrejas serão contempladas nos próximos meses.

O Projeto de Resgate do Toque dos Sinos, idealizado pelo Secretário de Turismo da Bahia Fausto Franco, conta com o apoio da inciativa privada nas reativações. Parceiros como o Hospital da Bahia, Academia de Letras da Bahia e Aleixo Belov, participaram até o momento. Na Igreja da Conceição da Praia três empresários foram responsáveis pelo apadrinhamento: Toninho Andrade, Jorge Simões e Jorge Goldenstein. Como empresários que investem na história de nossa terra fazem a diferença na nossa cultura! 

Fausto Franco, que vê no projeto mais um grande atrativo na Bahia, lembra que “são pessoas sensíveis que fazem esse projeto acontecer […] É como muita alegria que a Igreja da Conceição irá tocar seus sinos às 12 e 18 horas, com diferentes tamanhos e toques, com a possibilidade de tocar músicas como a Ave Maria, com um equipamento inédito fora da Itália e Rússia.” 

O historiador Rafael Dantas, responsável pela coordenação do projeto da reativação dos sinos, pontuou sobre a relevância dos sinos da Conceição da Praia na história de Salvador “Ao longo de mais dois séculos os sinos da Conceição foram o “alarme da Bahia” sinalizando a chegada de visitantes ilustres, mortes, pandemias, incêndios e solenidade. Além de toda a relevância nas atividades litúrgicas o toque dos sinos são elementos chave no processo de sociabilidade na Cidade do Salvador.” É a primeira vez na história secular da igreja que todos os sinos tocarão juntos nesse ritmo.

O sistema foi desenvolvido na Itália e depois instalado na Rússia. 

Os 16 sinos das duas torres da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia tocarão ritimados possibilitando que músicas sacras e de relevância para a cultura baiana, como o Hino ao Senhor do Bonfim e o Hino Nacional, sejam tocados em badaladas de sinos.

A cerimônia de Reativação dos Sinos foi realizada em uma missa solene com o Arcebispo Primaz do Brasil Dom Sérgio da Rocha. Infelizmente não pude estar presente, fiquei muito agradecido com o convite, pois tinha compromissos familiares inadiáveis em São Paulo já agendados anteriormente. 

De acordo com o historiador Rafael Dantas a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi uma das primeiras igrejas de Salvador. O templo atual é a terceira construção iniciada na primeira metade do século XVIII, com uma magnífica e bem montada fachada em pedra de Lioz trazida de Portugal, projeto atribuído a Manoel Cardoso de Saldanha consagrado em 1767, mas que continuou até a primeira metade do século XIX. Antes tivemos outras construções, a mais antiga construída na época do Governador Geral Tomé de Souza em 1549, na época a Cidade do Salvador era capital da América Portuguesa.

A Igreja é ao lado do Elevador Lacerda, inaugurado em 8 de dezembro de 1873, um dos principais marcos da região da Cidade Baixa. Sua bela fachada, seguindo influências do neoclassicismo marca a região de frente para a Baía de Todos os Santos. Internamente se destaca um dos mais marcantes exemplares da arte do José Joaquim da Rocha com um belo teto em perspectiva barroca que data da segunda metade do século XVIII.

Ir hoje a Salvador e não viver essa experiência emocionante é uma grande perda e por isso fiz questão de contar a todos esse movimento lindo que o Turismo Baiano está realizando.

Parabéns à união da iniciativa pública e privada realizando ações tão importantes para a manutenção do nosso mais autêntico DNA baiano e acima de tudo brasileiro. Gratidão homens de bem. 

Que soem os Sinos da Bahia, que soem os sinos do Brasil!