Era o sonho dessa minha amiga advogada Angela Kung alcançar o tão desejado Monte Roraima.


É preciso muito preparo físico e ela, mesmo após um recente Covid, conseguiu realizar tamanha audácia apoiada por um grupo incrível de Garimpeiros.


Angela partiu de São Paulo a Boa Vista e de lá, junto de todos,  num 4 x 4 até a comunidade indígena Paraitepuy, localizado na Venezuela. Desse ponto deu início ao “trekking”. A essa distância já se enxerga o Monte Roraima e o Kukenan.


Angela declara que a cada quilômetro de trekking pela Gran Sabana, o Monte Roraima vai dobrando de tamanho e parece que está ainda mais distante.


Ansiedade, cansaço, enfrentando muita chuva fizeram parte do todo tornando a travessia dos rios Tek e Kukenan muito, mas muito mais emocionante. 


Banhos no rio, acampamentos com todas as atividades necessárias, trabalhando em equipe para proporcionar o melhor a todos.


Os 6 primeiros dias foram de adaptação com muita vontade de desistir, mas seguindo em frente com força e coragem.


Foram percorridos num dia 24 km em 8 horas de “Parkour” pelo topo do Monte com caminhadas pelas  pedras num sobe e desce sem fim.


Passagem linda pelo Vale dos Cristais, pela incrível Tríplice Fronteira (Brasil, Venezuela e Guiana) e pelo el Foso fizeram parte da viagem nesse dia além de ser um dia com tempestade, neblina e frio. Um dia extremamente desgastante.


No final não sobra energia nem para jantar além da muita umidade existente na barraca quando a noite chega. O cansaço fala alto mas o desejo é ainda muito maior de continuar. Hora de dormir.


No sétimo dia um lindo passeio pelo topo do Monte Roraima para Salto Catedral e Mirante la Ventana.


Ali numa jacuzzi natural Angela e os amigos tomaram o melhor dos banhos.


No oitavo dia mais 13km foram percorridos em apenas 8 horas e meia e então começou o início do retorno. Manhãs Espetaculares, Visuais Estonteantes.


Talvez, segundo Angela, o pior momento de todos com descida íngreme, escorregadia e perigosa. Graças a Deus não choveu e tiveram mais confiança nos passos a serem dados.


Angela muito emocionada chorou de dor, exaustão e felicidade nesse final. Todos comemoraram muito juntos!!!


No último dia caminhou com todos debaixo de muito sol e a maior emoção da jornada talvez esteve aqui, onde ao chegar em Paraitepuy doou seus pertences e remédios para os guias e para a comunidade indígena. 


Que lindo isso, que ação especial para ambos os lados.


Angel pede aos interessados na rota: “Quem tiver planos de fazer o Monte Roraima, levar o que puder e conseguir para doar no final!”


De Paraitepuy foi de 4×4 para o Brasil e depois de van para Boa Vista onde tudo começou.


Angela apaixonada indica a todos essa aventura através da organização da @roraimaadventures, indicação de @jota_marincek da @venturasviagens.


Bora Garimpar?


Detalhe: Biosphera Turismo que cuidou das passagens, seguro resgate entre outros.


Palmas e mais palmas aos aventureiros.


Angela você é uma grande vitoriosa.


FOCO E CORAGEM te definem!


Marcelo Sampaio
Apresentador TV e Gerador de Conteúdo e no Projeto “Garimpando com Marcelo Sampaio”

@garimpando.life