Situada no sudeste de Goiás, Caldas Novas é uma cidade jovem que começou a escrever a sua história em 1722 quando Bartolomeu Bueno da Silva, filho do bandeirante Anhanguera, se fixou na região então próspera na exploração do ouro. Durante o Império, ela ganhou notoriedade quando suas águas termais começaram a atrair enfermos que buscavam melhorar a saúde se banhando na Lagoa Pirapitinga. 

O escritor e botânico francês Auguste de Saint-Hilaire visitou aquela pequena vila e cravou a expressão “Caldas Novas” no título do seu livro que levou o nome da cidade a ser conhecido mundo afora. Hoje é considerada a maior estância hidrotermal do mundo com águas que brotam do chão a temperaturas que variam de 20 a 60 graus centígrados. Próxima de Uberlândia e Uberaba (MG), Anápolis e Goiânia (GO) e de Brasília (DF), Caldas Novas tem cerca de 70 mil habitantes e recebeu a visita de 3,2 milhões de turistas no ano passado. 

diRoma Thermas Hotel

Para receber um volume tão grande de visitantes, a cidade goiana oferece 45 mil leitos espalhados por hotéis de diversas categorias. O maior grupo hoteleiro da região é o diRoma que possui treze unidades, inclusive imóveis para venda ou aluguel. Ficamos no diRoma Thermas Hotel que possui 333 apartamentos e suítes de diferentes configurações. Seu parque aquático é formado por nada menos que 15 piscinas, além de três toboáguas, quatro ofurôs, quatro bares aquáticos, duchas e saunas naturais.

O sistema de reservas é o all inclusive, em que as refeições estão incluídas nas diárias. Maiores frequentadores são famílias com crianças que podem utilizar livremente o enorme diRoma Acqua Park situado em frente ao hotel. Esse parque de diversões aquático aproveita as águas quentes em escorregadores gigantes e em várias piscinas individuais ou interligadas, sendo que uma delas tem o recurso de ondas artificiais. O ambiente é de animação com aulas de hidroginástica, intensa recreação infantil, playground, bares molhados, várias opções gastronômicas e alguns serviços. Como cortesia o hotel oferece city tour diário para os principais pontos turísticos da cidade que é reconhecida pela Embratur como um dos pontos turísticos mais frequentados do país.

Honda WR-V EXL

Percorremos 763 quilômetros de São Paulo até o interior goiano com o novo WR-V da Honda. O SUV compacto da montadora japonesa tem seis opções de cores e um design pra lá de moderno com uma série de detalhes na carroceria. O modelo testado foi o top de linha EXL CVT que vem equipado com bancos de couro, multimidia touchscreen de 7 polegadas, interface para smartphones, ar condicionado digital e diversos acessórios e dispositivos como o controle Cruise no volante. Ele é ideal para estradas como as do triângulo mineiro e sul de Goiás em que as retas são longas e bem monótonas para dirigir. O WR-V tem grande espaço interno com a distância entre-eixos de 2,5 metros e 1,7 metro de largura. Tem 363 litros de espaço no porta-malas que leva ainda mais bagagem se os bancos traseiros rebatidos forem baixados, chegando a impressionantes 1.045 litros de capacidade.

Para levar seus 1.590 quilos de peso, além de passageiros e carga, o WR-V vem com motor 1.5 de 16 válvulas SOHC i-VTEC flex com 116 cavalos de potência. Forte nas arrancadas e retomadas de velocidade, o SUV compacto da Honda tem transmissão automática CVT e uma direção elétrica leve com excelente maneabilidade. 

https://www.viajenaviagem.com/destino/caldas-novas/

https://diroma.com.br/hotel/thermas-diroma

https://www.honda.com.br/automoveis/wrv#exl

Adolfo Stulman é jornalista formado pela ECA-USP com pós-graduação em Ciência Ambiental pelo PROCAM-USP. Especializado nos segmentos de Turismo, Hotelaria e Transportes, recebeu o título de Explorador do site TripAdvisor onde conquistou o grau 5 como avaliador em Turismo e Hotéis.