O Litoral Norte de São Paulo mantém o pouco que restou da Mata Atlântica original que cobria boa extensão do litoral brasileiro. Do início da década de 1950 pra cá, a ocupação dessa faixa litorânea foi intensa e acelerou com a inauguração da Rodovia Rio-Santos em 1975. Além da Baixada Santista, os municípios de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba passaram a ser o destino praiano preferido dos paulistanos.
Com 102 praias e mais de 20 ilhas, Ubatuba é a que mais preserva a natureza. Hoje a cidade mantém intacta 89% da mata em seu território por conta de três parques estaduais importantes: o da Serra do Mar, o Núcleo Picinguaba e a Ilha Anchieta. As praias de Maranduba e Itamambuca são as preferidas dos surfistas enquanto que Domingas Dias e o Saco da Ribeira são frequentadas por velejadores. Além disso, a cidade é a única do Estado a abrigar uma unidade do Projeto Tamar que merece visita assim como o Aquário de Ubatuba com uma centena de espécies distribuídas em 22 tanques de água.
Ubatuba Palace Hotel
Ao longo do litoral e nas praias de maior movimento como Lázaro, Tenório, Itaguá, Grande, Perequê-Açu e Félix existem várias pousadas de diferentes categorias. Os preços oscilam muito durante o verão ou quando acontecem os torneios de surfe e eventos promovidos pelo Iate Clube da cidade. Dependendo do tamanho e padrão do empreendimento, elas cobram diárias próximas dos hotéis como o tradicional Ubatuba Palace situado no centro. E, na comparação, o Palace oferece vantagens.
Situado a poucos quarteirões da praia, do Aeroporto e do centro comercial da cidade, ele ocupa área de 4.500 metros quadrados e mantém dois restaurantes, duas piscinas e 64 apartamentos divididos nas categorias Suíte Master, Suíte Júnior, Top Class, Luxo e Standart. Fundado em 1972 com apenas 21 quartos, passou por ampliações e reformas que modernizaram o hotel. Entre vários serviços o Palace oferece bicicletas para os hóspedes pedalarem no calçadão da praia onde o movimento é intenso de dia e durante a noite.
Toyota Corolla 2.0 XEi
Desta vez fomos à última cidade paulista no sentido Litoral Norte com o Toyota Corolla 2.0 XEi DOHC flex. A viagem começou na Rodovia dos Imigrantes onde o veículo mostrou desempenho nas retomadas de velocidade para depois seguirmos pela Rio-Santos. Durante o trajeto pela estrada costeira o carro passou por vários obstáculos, curvas sinuosas e até pequenos congestionamentos. Durante todo o percurso ele se comportou firme nas curvas e seguro quando foi preciso apelar para o freio. Muito confortável para dirigir, seus instrumentos têm fácil leitura e o acabamento interno é caprichado.
Equipado com motor 2.0L Dual VVT-iE de 16 válvulas, o sedã também se comportou bem nos caminhos de terra. A suspensão dianteira McPherson com barra estabilizadora e traseira de eixo de torção é bem macia. Os pneus 215/50 aro 17 fazem rodar um veículo de 1.710 quilos movidos por 177 cavalos que estão debaixo do capô dianteiro. Com grandes dimensões (4,6 metros de comprimento x 1,7 de largura x 1,4 de altura), o Corolla versão 2021 tem design imponente, grande espaço interno, porta-malas com 470 litros de área e uma série de equipamentos com o que há de mais avançado em tecnologia embarcada. A transmissão é automática tipo Multidrive-S CVT3 de sete velocidades eficiente e precisa. Em sua 12ª geração, o Corolla é o modelo mais vendido do mundo e foi lançado em 1966.
http://ubatubapalace.com.br/Acomodacoes
https://turismo.ubatuba.sp.gov.br/
Adolfo Stulman é jornalista formado pela ECA-USP com pós-graduação em Ciência Ambiental pelo PROCAM-USP. Especializado nos segmentos de Turismo, Hotelaria e Transportes, recebeu o título de Explorador do site TripAdvisor onde conquistou o grau 5 como avaliador em Turismo e Hotéis.