A Magia da Oficina de Agosto

Basta chegar na histórica cidade de Tiradentes, Minas Gerais e rodar mais 10 km para chegar a cidadezinha de Bichinho e procurar a loja e oficina da “Oficina de Agosto”.

Os irmãos e parceiros Antônio Carlos Bech, o Toti, e Sonia Bech Vitaliano, trabalham juntos na ideia de recuperar o artesanato brasileiro e torná-lo um meio de subsistência das pessoas.
Toti, desde criança se interessou pelo mundo da arte. A pintura, sua paixão, o levou a aprimorar suas técnicas na Itália e a buscar lá novos conhecimentos. O artista plástico paulista trabalhou por mais de 20 anos como dono de um antiquário em Embu das Artes, onde em Agosto de 1989, deixou-o aos cuidados da irmã Sonia e foi em busca de um novo projeto.

Pensando em criar uma oficina itinerante, Toti mudou-se para Ilha Bela e depois para Paraty, onde desenvolveu alguns trabalhos utilizando a matéria-prima disponível na região e a mão-de-obra local. Em 1991, Toti chegou a Bichinho, um vilarejo mineiro localizado entre as cidades de Tiradentes e Prados.

Lá ensinou àqueles que estavam predispostos a aprender arte, toda sua técnica criando uma referência nacional e internacional. Seus Divinos Espírito Santos são vistos mundo afora , bem como suas deslumbrantes telas feitas em madeira com outros materiais diversos.
Puro encantamento!

A cidadezinha vive do artesanato e gente de todo canto corre pra lá curtir o paraíso cultural.

Eu mesmo já adquiri algumas dessas produções e adoro presentear amigos especiais com essa arte de alma brasileiríssima.
Acaba de lançar uma incrível coleção de robôs, um mais lindo que o outro. Até um bar em formato de robô esse mago criou. São fantásticos.
Logo logo mais dessas peças entrarão na minha vida e no meu lar.

Palmas a arte de bom gosto e com a nossa autêntica essência!